“Comunicação: Práticas e Reflexões” é uma obra coletiva organizada pelos jornalistas Lucas Reino e Thaisa Bueno e tem textos assinados por 12 profissionais e traz uma mistura entre autores com vivência em Mato Grosso do Sul e no Maranhão, fazendo uma espécie de intercâmbio do pensamento e da prática da comunicação entre esses dois estados, tão longe geograficamente e de tecido social tão diferente.
“Embora não seja uma obra regional, mas nacional, penso que as duas experiências, que promovem esse olhar híbrido, de uma imprensa já consolidada como a de Campo Grande, com um universo mais embrionário, como do Maranhão, só enriquece e amplia nossa forma de pensar os problemas e os acertos de uma área tão fluida como a jornalística”, destaca Thaísa Bueno.
“A gente vem produzindo artigos e discutindo ideias no jornalismo que, às vezes, ficam apenas no meio acadêmico. Nossa ideia é aumentar o diálogo, propor coisas novas ou mesmo discutir as atuais. Se a gente não debate o que ensina, fica de um lado a academia e do outro a imprensa e a sociedade,o que não é bom para nenhuma das partes”, complementa Lucas Reino.
Os artigos do livro digital abordam assuntos distintos, tratando das dicotomias que permeiam a Comunicação Social. Encontram-se, na obra, textos sobre Mercado x Academia; Teoria x Prática, Jornalismo Tradicional x Novas Tecnologias, Opinião x Informação, entre outros temas, bastante contemporâneos, considerando o momento sui generis vivido pelos veículos de comunicação, em meio a um turbilhão de contestações do modo de fazer e divulgar notícia.

Baixe o livro em PDF clicando aqui