Para baixar o arquivo em .PDF:
http://jornalismo.ufma.br/wp-content/uploads/2020/09/MATRICULADOS-ESTAGIO-2020.1-E-APROVEITAMENTOS.pdf

———————————————————————————————————

MANTIVEMOS ABAIXO O ROTEIRO DE COMO FORAM AS MATRÍCULAS E AS REGRAS:

INFORMAÇÕES SOBRE PRÉ-MATRÍCULA EM ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Solicitação de pré-matrículas no estágio pelos alunos:
Já abertas e até 04 de setembro de 2020
Preencher e enviar o formulário online ( https://forms.gle/xWbv5WTGtomAu8d89 )

(Importante: alunos aptos ao estágio obrigatório em 2020.1 e 2020.2 têm possibilidade de já pedir aproveitamento do estágio obrigatório, utilizando estágios extracurriculares e/ou trabalhos na área realizados durante o curso. Vejam resolução específica com as regras: Instrução Normativa 04_2020_PROEN. Disponível no site do curso no post sobre o estágio)

Análise das solicitações deferidas pela Coordenação:
4 a 8 de setembro de 2020.

Divulgação de resultados das matrículas deferidas:
Até 8 de setembro de 2020.
No site do curso, acessado pelo endereço: jornalismo.ufma.br

Primeira reunião sobre vagas com os matriculados em estágio obrigatório:
15 de setembro (terça), às 18h30.
Acesso à reunião: reunião remota pelo Google Meet, basta acessar o endereço: https://meet.google.com/vde-iiow-kcu

Ajustes nas matrículas das disciplinas para todos os alunos:
De 7 a 10 de setembro de 2020.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Inscrições:
– Todos os interessados em cursar o estágio obrigatório neste semestre devem fazer as matrículas agora, independentemente se haviam feito matrícula em março.
– Agora, neste período, podem se inscrever em estágio obrigatório os alunos que estejam devendo no máximo DUAS disciplinas de 60 horas ou UMA de 120 horas.
– As inscrições do estágio serão exclusivamente pelo preenchimento e envio do formulário ( https://forms.gle/xWbv5WTGtomAu8d89 ) no prazo indicado acima.

Aproveitamento do estágio obrigatório:

– As resoluções sobre o semestre remoto da UFMA, quando tratam do estágio obrigatório, permitem agora, de modo extraordinário, que os alunos aptos a se matricularem em estágio em 2020.1 e 2020.2 possam já pedir aproveitamento de estágios extracurriculares e/ou trabalhos na área realizados durante o curso, desde que comprovem, conforme documentação descrita na resolução (Instrução Normativa 04_2020_PROEN) que trata da questão. Assim, pedimos que os interessados em pedir aproveitamento do estágio efetuem sua matrícula normalmente e, no formulário de pré-matrícula, marquem o interesse de “pedir aproveitamento do estágio” para que a Coordenação possa analisar os pedidos e os documentos comprobatórios. Estes documentos deverão ser enviados junto com o formulário de pedido de pré-matrícula entre 01 e 04 de setembro para o e-mail jornalismoimperatriz@ufma.br .


ACESSO AO FORMULÁRIO PARA PRÉ-MATRÍCULA EM ESTÁGIO OBRIGATÓRIO OU PEDIDO DE APROVEITAMENTO:

https://forms.gle/xWbv5WTGtomAu8d89

Consulta à Instrução Normativa 04_2020_PROEN/UFMA sobre aproveitamento do estágio obrigatório:
http://jornalismo.ufma.br/wp-content/uploads/2020/08/Instrucao-Normativa-04_2020_PROEN.pdf

Edital completo sobre a pré-matrícula em estágio obrigatório com todos os dados acima em PDF:

http://jornalismo.ufma.br/wp-content/uploads/2020/08/SOBRE-PRE-MATRICULA-EM-ESTAGIO-OBRIGATORIO-1.pdf


DOCUMENTOS PARA APROVEITAMENTO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO:

Para pedir aproveitamento do Estágio Obrigatório os alunos aptos a cursar o estágio em 2020.1 e 2020.2 devem comprovar atividades como: trabalhos profissionais relacionados ao curso, estágios extracurricular/não-obrigatório (remunerados ou não) ou iniciação à docência, iniciação científica, tutoria, monitoria etc. desde que a carga horária exigida, de 200 horas, seja comprovada. O aluno pode apresentar comprovantes em mais de uma das modalidades abaixo, e terá aproveitamento concedido desde que a soma das comprovações ultrapasse as 200 horas. Segue a documentação:

Aproveitar Estágio Extracurricular: os documentos necessários para comprovar estágio extracurricular (não obrigatório) para fins de aproveitamento de estágio obrigatório (é necessário apresentar todos os listados):
– Declaração simples do local de estágio não obrigatório, com a carga horária cumprida e data da atividade desenvolvida pelo aluno;
– Relatório de Atividades desenvolvidas assinado pelo supervisor técnico, responsável pelo estagiário na empresa;
– Apresentação do Termo de Compromisso de Estágio assinado (Modelo: http://jornalismo.ufma.br/wp-content/uploads/2020/08/Termo-de-compromisso-do-estagio.doc);
– Plano de Atividades no Estágio (Modelo: http://jornalismo.ufma.br/wp-content/uploads/2020/08/Plano-de-atividades-de-estagio.doc ).

Aproveitar trabalho na área: os documentos necessários que podem comprovar trabalho na área do curso e em áreas afins para fins de aproveitamento de estágio obrigatório são (pode ser ou um ou outro documento):
– Carteira assinada com a atividade na área ou em áreas afins (cópia);
ou
– Declaração completa da empresa/contratante (contendo informações da empresa, da função exercida pelo aluno, carga horária, tempo de serviço e data da atividade executada).

Aproveitar outras atividades:
os documentos necessários para comprovar outras atividades (tutoria, monitoria, iniciação científica, extensão etc.) para fins de aproveitamento de estágio obrigatório são:
– Declaração do professor responsável, com descrição da atividade e informação da carga horária.

Obs.: para pedir aproveitamento, o aluno deve fazer sua pré-matrícula normalmente pelo formulário acima e enviar os documentos comprobatórios digitalizados até o dia 04 de setembro para o e-mail: jornalismoimperatriz@ufma.br

Att.
Coordenação do Estágio – Jornalismo

Coordenação do curso de Jornalismo/UFMA/CCSST