Estão abertas até o dia 29 de agosto as inscrições do processo seletivo para integrantes do Grupo de Estudo Cambio, iniciativa liderada pelo Prof. Dr. Ricardo Alvarenga, que está atuando como professor e pesquisador visitante no Curso de Jornalismo do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio de financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

Serão destinadas cinco vagas para estudantes que estejam cursando regularmente o curso de Jornalismo da UFMA Imperatriz do 1° ao 8° semestre. Para realizar a inscrição, é preciso preencher o formulário on-line, disponível no link https://forms.gle/GLWaCzw6ji9fpDmX8. Após o período de inscrições, as fichas dos candidatos serão avaliadas, e, durante os dias 30 e 31 de agosto, os inscritos serão convocados para uma entrevista em formato virtual, o resultado será divulgado no perfil do Instagram @cambiogrupodeestudo, no dia 01 de setembro.

Banner de divulgação

O Grupo de Estudo Cambio é parte das atividades que compõem o projeto de pesquisa “Comunicação para Transformação Social e Igreja Católica na Comunidade de Piquiá de Baixo, em Açailândia-MA”, que foi aprovado no Edital FAPEMA n°29/2021 – Bolsa Pesquisador Visitante para Cursos de Graduação e que está sendo desenvolvido pelo Prof. Dr. Ricardo Alvarenga no Curso de Jornalismo do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm) da UFMA.

Dentre as atividades previstas para serem desenvolvidas no Grupo estão: a) realização de encontros quinzenais para o estudo e aprofundamento de temas relacionados a pesquisa; b) elaboração de sínteses sobre os debates e reflexões realizadas; c) produção de artigos científicos e produtos comunicacionais relatando os avanços da pesquisa; d) promoção de minicursos sobre temáticas correlacionadas a pesquisa; e) organização de informações e dados da pesquisa em um repositório digital.

SOBRE O PROJETO

O projeto de pesquisa “Comunicação para Transformação Social e Igreja Católica na Comunidade de Piquiá de Baixo, em Açailândia-MA” surge da observação empírica da Comunidade em questão, onde é possível perceber a participação de representantes da Igreja Católica nas ações e lutas da população que vive no território, especialmente através de práticas de comunicação.

“Trabalhar esse contexto à luz dos estudos sobre comunicação para transformação social, é importante pois possibilita compreender a influência da Igreja Católica nas dinâmicas de comunicação desenvolvidas na comunidade, particularmente a partir da Rede Justiça nos Trilhos, onde percebe-se o uso da comunicação como vetor de incidência social e mudança de realidades”, afirma o Prof. Ricardo Alvarenga, que lidera o Grupo de Estudo Cambio.

Essa iniciativa se articula a outro projeto em desenvolvimento que foi aprovado no Edital FAPEMA N°002/2019 – Universal, sob o título “Cartografia social de Piquiá de Baixo, em Açailândia-MA: memórias, trajetórias, política e ativismos midiáticos” que é coordenado pela Profa. Dra. Roseane Arcanjo Pinheiro, do Curso de Jornalismo do Centro de Ciências de Imperatriz, líder do Grupo de Pesquisa Jornalismo, Mídia e Memória (JOIMP) e que atua como supervisora do pesquisador e professor visitante.