O curso de Jornalismo da UFMA, campus Imperatriz, fez uma parceria com a Agência Lupa para integrar a rede de meios universitários do Brasil e redistribuir conteúdo de checagem durante as eleições 2020, dentro do projeto de fact-checking Lupa. A Lupa produz o conteúdo de acordo com sua metodologia certificada pela International Fact-Checking Network (IFCN) e organiza os conteúdos que podem ser repassados às universidades para serem compartilhadas nas rádios e canais oficiais.

As informações serão disponibilizadas em texto e podem ser adaptadas para o formato radiofônico pelas próprias universidades. Para os sites, as universidades contarão com a autorização da Lupa para republicar as checagens sem ônus, seguindo o modelo adotado pela agência. A agência fará checagens locais, pois está com um checador em cada capital e também checagens sobre o processo eleitoral.

De acordo com a Agência Lupa, a união dessas duas frentes – Lupa e Redes Universitárias – significa levar mais informação verificada e de qualidade a um maior número de leitores e ouvintes a partir das rádios e de seus sites ligados às universidades brasileiras.

Todas as matérias de checagem da Lupa serão identificadas pelos apoiadores do projeto com a seguinte frase: “O projeto Democracia Digital é uma iniciativa da Lupa, do Instituto de Tecnologia & Equidade (IT&E) e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, com apoio do WhastApp e dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o Brasil. As checagens produzidas são distribuídas gratuitamente a rádios e TVs universitárias do país, com apoio do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).”

#Jornalismo #AgênciaLupa #Checagem #Fact-Checking #ÉFalso #ÉVerdadeiro #Fato #Eleições2020