Resultado dos pedidos de matrícula em Estágio Obrigatório 2020.2

Obs.: Matriculas dos “deferidos” estão ok, mas quem pediu “aproveitamento de estágio” deve aguardar, pois estes ainda estão “em análise”, conforme tabela, e serão comunicados em breve.

IMPORTANTE:
PRIMEIRA REUNIÃO DO ESTÁGIO
:

A primeira reunião com os matriculados em estágio obrigatório e também os que pediram aproveitamento (para tratar de resultados e sobre as vagas) de estágio acontece: nesta terça-feira, dia 09/02, às 18h.
Acesso à reunião será remota pelo Google Meet, pelo link http://meet.google.com/vdg-ibrs-bvp. Participem que é importante.

Aproveitamento:
Quem pediu aproveitamento e ainda deve documentos deve enviar até esta terça (09) para o e-mail jornalismoimperatriz@ufma.br . Prazo final.

———————————————————————————————–

MANTEREMOS ABAIXO OS DADOS DE COMO FOI O PROCESSO DE MATRÍCULA PARA EFEITO DE ARQUIVO:

INFORMAÇÕES SOBRE PRÉ-MATRÍCULA EM ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Solicitação de pré-matrículas no estágio pelos alunos:
De 01 a 05 de fevereiro de 2021.
Preencher e enviar o formulário online: ( https://forms.gle/uLiEHRiTC2MYHsc39 )

(Importante: alunos aptos ao estágio obrigatório em 2020.2 têm possibilidade de já pedir aproveitamento do estágio obrigatório, utilizando estágios extracurriculares e/ou trabalhos na área realizados durante o curso. Vejam resolução específica com as regras: Instrução Normativa 04_2020_PROEN. Disponível neste post abaixo)

Análise das solicitações deferidas e divulgação das matrículas deferidas pela Coordenação:
6 a 8 de fevereiro de 2021.
No site do curso, acessado pelo endereço: jornalismo.ufma.br

Primeira reunião com os matriculados em estágio obrigatório sobre as vagas: terça-feira, dia 09/02, 18h.
Acesso à reunião: reunião remota pelo Google Meet, pelo link que ainda enviaremos aos matriculados e também disponibilizaremos aqui no site.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Inscrições:
– Todos os interessados em cursar o estágio obrigatório neste semestre devem fazer as matrículas agora, independentemente se haviam feito matrícula em março.
– Agora, neste período, podem se inscrever em estágio obrigatório os alunos que estejam devendo no máximo DUAS disciplinas de 60 horas ou UMA de 120 horas.
– As inscrições do estágio serão exclusivamente pelo preenchimento e envio do formulário ( https://forms.gle/uLiEHRiTC2MYHsc39 ) no prazo indicado acima.

Aproveitamento do estágio obrigatório:

– As resoluções sobre o semestre remoto da UFMA, quando tratam do estágio obrigatório, permitem agora, de modo extraordinário, que os alunos aptos a se matricularem em estágio em 2020.2 possam já pedir aproveitamento de estágios extracurriculares e/ou trabalhos na área realizados durante o curso, desde que comprovem, conforme documentação descrita na resolução (Instrução Normativa 04_2020_PROEN) que trata da questão. Assim, pedimos que os interessados em pedir aproveitamento do estágio efetuem sua matrícula normalmente e, no formulário de pré-matrícula, marquem o interesse de “pedir aproveitamento do estágio” para que a Coordenação possa analisar os pedidos e os documentos comprobatórios. Estes documentos deverão ser enviados junto com o formulário de pedido de pré-matrícula entre 01 e 04 de setembro para o e-mail jornalismoimperatriz@ufma.br .

ACESSO AO FORMULÁRIO PARA PRÉ-MATRÍCULA EM ESTÁGIO OBRIGATÓRIO OU PEDIDO DE APROVEITAMENTO:

https://forms.gle/uLiEHRiTC2MYHsc39

Consulta à Instrução Normativa 04_2020_PROEN/UFMA sobre aproveitamento do estágio obrigatório:

http://jornalismo.ufma.br/wp-content/uploads/2020/08/Instrucao-Normativa-04_2020_PROEN.pdf

DOCUMENTOS PARA APROVEITAMENTO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO:

Para pedir aproveitamento do Estágio Obrigatório os alunos aptos a cursar o estágio em 2020.2 devem comprovar atividades como: trabalhos profissionais relacionados ao curso, estágios extracurricular/não-obrigatório (remunerados ou não) ou iniciação à docência, iniciação científica, tutoria, monitoria etc. desde que a carga horária exigida, de 200 horas, seja comprovada. O aluno pode apresentar comprovantes em mais de uma das modalidades abaixo, e terá aproveitamento concedido desde que a soma das comprovações ultrapasse as 200 horas. Segue a documentação:

Aproveitar Estágio Extracurricular: os documentos necessários para comprovar estágio extracurricular (não obrigatório) para fins de aproveitamento de estágio obrigatório (é necessário apresentar todos os listados):
– Declaração simples do local de estágio não obrigatório, com a carga horária cumprida e data da atividade desenvolvida pelo aluno;
– Relatório de Atividades desenvolvidas assinado pelo supervisor técnico, responsável pelo estagiário na empresa;
– Apresentação do Termo de Compromisso de Estágio assinado (Modelo: http://jornalismo.ufma.br/wp-content/uploads/2020/08/Termo-de-compromisso-do-estagio.doc);
– Plano de Atividades no Estágio (Modelo: http://jornalismo.ufma.br/wp-content/uploads/2020/08/Plano-de-atividades-de-estagio.doc ).

Aproveitar trabalho na área: os documentos necessários que podem comprovar trabalho na área do curso e em áreas afins para fins de aproveitamento de estágio obrigatório são (pode ser ou um ou outro documento):
– Carteira assinada com a atividade na área ou em áreas afins (cópia);
ou
– Declaração completa da empresa/contratante (contendo informações da empresa, da função exercida pelo aluno, carga horária, tempo de serviço e data da atividade executada).

Aproveitar outras atividades: 
os documentos necessários para comprovar outras atividades (tutoria, monitoria, iniciação científica, extensão etc.) para fins de aproveitamento de estágio obrigatório são:
– Declaração do professor responsável, com descrição da atividade e informação da carga horária.

Obs.: para pedir aproveitamento, o aluno deve fazer sua pré-matrícula normalmente pelo formulário acima e enviar os documentos comprobatórios digitalizados até o dia 05 de fevereiro para o e-mail: jornalismoimperatriz@ufma.br

Att.
Coordenação do Estágio – Jornalismo
Coordenação do curso de Jornalismo/UFMA/CCSST