Informações importantes

Novo Plano Político Pedagógico (PPP) do curso de Jornalismo – UFMA – Imperatriz

Caros alunos e alunas,

O curso de Jornalismo da UFMA de Imperatriz passou por uma mudança no seu Projeto Político Pedagógico em 2020, com atualização da grade de disciplinas, entre outros aspectos, com o objetivo de atualizar nosso curso, deixando-o mais atualizado. 

Para isso, estamos implementando a substituição da grade antiga pela nova a cada semestre e isso vem ocorrendo desde 2020.2. Para exemplificar, no semestre letivo de 2021.2 teremos nossos 3 primeiros períodos cursando a nova grade, enquanto que do quarto ao oitavo período ainda será cursada a grade anterior. 

Na prática, alunos que entraram em 2020.1 ou antes se formarão com a grade de disciplinas do PPP anterior; e os alunos que entraram de 2020.2 pra frente vão cursar a nova grade sempre, durante todo o seu curso.

A Coordenação, junto o Núcleo Docente Estruturante e com os docentes do curso, vem buscando formas de garantir que alunos que entraram com o PPP anterior tenham todas as disciplinas para cursar no devido prazo, bem como os alunos que entraram com o PPP novo tenham a grade do novo curso. No entanto, há momentos em que é e será preciso pensar em equivalências de disciplinas para cursar uma que possa ser “aproveitada” como outra no outro PPP.

O importante é que os alunos estejam atentos a esta mudança detalhada abaixo para não deixarem de cursar disciplinas no momento adequado, sendo que estas podem vir a não existir mais a diante em função da vigência do novo PPP.

ATENÇÃO ALUNOS COM CURSO TRANCADO E COM REPROCAÇÕES

Outro dado muito importante é que os alunos que entraram em 2020.1 ou antes e que optaram por trancar o curso, bem como aqueles que tenham reprovação em disciplinas, devem estar atentos, pois quando retomarem o curso poderão ter que se adaptar às novas disciplinas equivalentes e podem não encontrar a grade disposta do mesmo modo como no momento que trancaram o curso.

Uma orientação que a Coordenação faz é que os alunos de 2020.1 ou antes considerem retomar o curso no semestre 2021.2, pois depois deste período as mudanças de disciplinas podem ser mais problemáticas a quem era do PPP antigo. Um exemplo é: as disciplinas laboratoriais de 120 horas do PPP anterior não vão mais existir, pois elas passarão a ser duas disciplinas de 60h (sendo uma teórica em um período e outra prática em outro período posterior). Assim, quem dever uma disciplina de laboratório não encontrará mais no futuro como uma de 120h, mas como duas de 60h, sendo uma em cada semestre.

Com isso, fica um pedido da Coordenação de Jornalismo para que todos que tenham possibilidade considerem destrancar e retomar o curso no 2021.2 (ministrado de 18 de 18 outubro de 2021 a 29 de janeiro de 2022), pois a nova grade pode tornar a continuidade um desafio para a readaptação.

Obs.: Frisamos que quem entrou “em 2020.1 ou antes” continuará sempre com a grade anterior do curso (PPP anterior); e quem entrou em 2020.2 ou depois vai cursar o novo curso, o PPP. No esquema abaixo há duas tabelas: a primeira é a grade do PPP anterior e a segunda é do PPP novo.

Abaixo a Coordenação elaborou um esquema para explicar como os semestres vão sendo substituídos com foco em facilitar a programação e decisão de cada aluno. Ficamos também à disposição para esclarecimentos pelo e-mail: jornalismoimperatriz@ufma.br 

Atenciosamente

Coordenação do curso de Jornalismo, UFMA, Imperatriz. 

SEGUE ESQUEMA DE TRANSIÇÃO ENTRE A GRADE DE DISCIPLINAS DO PPP ANTERIOR PARA A GRADE DO NOVO PPP:FRISAMOS

GRADE1