COPS

O Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Sociedade (COPS), registrado no Diretório de Grupos do CNPq, agrega pesquisas que se preocupam com a dinâmica existente entre a comunicação e a política, evidenciando o papel do jornalismo e das práticas comunicacionais para a esfera pública e política. Os estudos desenvolvidos dialogam com diferentes objetos e perspectivas teóricas, observando tanto os modos de produção quanto de consumo. As pesquisas também se debruçam sobre as dinâmicas das redes sociais digitais, observando seus usos por diferentes atores sociais e políticos. Atualmente o Grupo conta com uma pesquisa financiada pela FAPEMA, quatro bolsistas de Iniciação Científica (FAPEMA/CNPq) e mais 15 pesquisadores voluntários.

Coordenadora: Dra. Michele Goulart Massuchin
Vice-coordenadora: Ma. Leila Lima de Sousa
Colaboradores externos: Ma. Camilla Quesada Tavares, Regilson Borges, Ma. Fernanda Cavassana.

Projetos:
COBERTURA JORNALÍSTICA EM PERÍODO ELEITORAL E A CIRCULAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM REDES SOCIAIS: UM ESTUDO DAS FANPAGES DOS PRINCIPAIS JORNAIS DA REGIÃO NORDESTE (2016-2018)

O CONSUMO DE NOTÍCIAS NOS PORTAIS DOS PRINCIPAIS JORNAIS LATINO-AMERICANOS: OS INTERESSES DA AUDIÊNCIA E OS IMPACTOS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO CONTEÚDO JORNALÍSTICO (2017-2018)

MULHERES NA MÍDIA E NA POLÍTICA: O DISCURSO CONSTRUÍDO POR ELAS E SOBRE ELAS (2018-2020)