Imperatriz, 24 de agosto de 2020

RESPOSTAS DA COORDENAÇÃO DE JORNALISMO DE IMPERATRIZ A PERGUNTAS REPASSADAS PELO CENTRO ACADÊMICO DO CURSO

*Vai ser ensino híbrido mesmo? ou 100% presencial?*

O semestre 2020.1 será completamente remoto no curso de Jornalismo de Imperatriz. Não haverá nenhuma atividade presencial, nenhuma. Como prevenção e pelas resoluções publicadas pela UFMA, o colegiado do curso decidiu manter tudo remoto no semestre que começará as aulas em 14 de setembro e vai até 19 de dezembro de 2020.

*Será necessário fazer matrícula nas disciplinas via Sigaa ou, por ser primeiro período, teremos a matrícula automática?*

Os alunos que se matricularam em fevereiro ou março de 2020 já vão aparecer como matriculados nas disciplinas, que continuarão a ser ofertadas. Foram apenas uma ou duas que foram excluídas da grade remota e não serão ofertadas agora. Todas as demais disciplinas serão ofertadas e os alunos que se matricularam no começo do ano já estarão matriculados nelas. Mas, ainda assim, entre 7 e 10 de setembro haverá ajustes de matrícula e todos poderão optar por ficar nas disciplinas ou trocar. Haverá depois, também, período para trancamento. Por enquanto, os alunos podem aguardar até o período de ajuste de setembro. E, logo, divulgaremos o horário completo para que todos possam ver quais disciplinas teremos e quais os horários.

Somente terão que se manifestar antes do período de ajustes, os alunos que vão se matricular em estágio obrigatório e a data será ainda divulgada para o começo de setembro.

*Vamos ter alguma aula presencial, tipo, as de prática? Ou só vamos saber disso quando retornar mesmo as aulas?*

Não haverá aula presencial, nem mesmo as práticas. As atividades práticas, quando existirem, serão pensadas e propostas por cada docente para que o aluno execute as atividades à distância e de sua casa, como forma de não precisar ter nada presencial e nem mesmo precisar se deslocar neste período.

*Estou em dúvida em relação as disciplinas que foram removidas. E se posso optar por não fazer todas as que tinha selecionado antes da pandemia?*

Foram removidas apenas duas disciplinas que não poderiam mais ser ofertadas por falta de professor. Essas que foram removidas não serão ministradas. Mas, todas as outras serão mantidas e os alunos poderão, no período de ajuste, optar por cursar ou não, ou ainda alterar disciplinas.

*No caso das disciplinas de laboratório (ex.: foto e impresso) vai ser dada aulas híbridas? A parte prática vão alguns alunos e depois outros?*

Não haverá aula híbrida, nem nada presencial. Só teremos aulas remotas, mesmo para as disciplinas laboratoriais. A resolução da UFMA para o período permite que as disciplinas laboratoriais sejam ministradas de modo adaptado, como se fossem teóricas e contando com atividades propostas pelos professores para os alunos executarem em casa, mas sem precisar estar presencialmente ou se deslocar. Este será o desafio dos professores e alunos desse semestre, já que estamos em um período de exceção no modelo e se adaptando. E não haverá divisão de turma para atividades práticas neste período remoto de 2020.1, pois não haverá nada presencial.

*Sobre o Arrocha, qual sistema os professores estão montando para que ele seja feito?*

O Arrocha é uma prática de disciplinas específicas, de modo que os professores das disciplinas envolvidas só poderão informar se o jornal “será e/ou como será executado” depois do começo da disciplina, inclusive, só depois de conhecer a turma, é que os docentes poderão compreender qual estrutura os alunos dispõem para executar, eventualmente, o jornal à distância. Ainda assim, está havendo diálogo entre os professores na tentativa de manter sim a produção do Arrocha, de algum modo, adaptando o jornal ao momento.

*As disciplinas serão ministradas metade online e metade presenciais? Ou vai depender de cada uma? Ou serão todas totalmente online?*

Não. As disciplinas serão sempre remotas, à distância, sem partes presenciais. Não vai depender de cada uma. Todos os professores se comprometeram de não colocar alunos em risco ao oferecer atividades práticas presenciais. Será adaptado para ser tudo remoto, o curso todo, em 2020.1 até dezembro.

*As aulas serão gravadas ou ao vivo?*

Os professores dialogaram e foram todos orientados pelo colegiado a utilizar atividades síncronas (aquelas ao vivo com o professor conectado online) e assíncronas (com aulas/atividades gravadas, exercícios, leituras e tantos outros recursos que poderão ser feitos sem ser “ao vivo”, ou seja, que sejam gravados). Porém, os professores terão autonomia para fazerem uso de quanto julgaram adequado para suas disciplinas de ensino/atividades síncrona e assíncronas. Isso será combinado por cada professor com cada turma, dependendo do perfil dela. Ainda assim, foi recomendado que o que for “ao vivo” seja gravado e, também, disponibilizado aos alunos depois; bem como foi recomendado que as atividades “ao vivo” com o professor conectado sejam sempre que possível no horário da disciplina, evitando horários alternativos.